quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Conformidade

Conformidade: ato ou efeito de se conformar, de aceitar, de se pôr de acordo; conformação, concordância

Na década de 1950 o psicólogo americano Solomon Asch fez uma série de experimentos, dando origem ao chamado paradigma Asch.

É um teste bem simples: em uma sala com várias pessoas ele mostra uma imagem semelhante a esta:



E pergunta aos participantes qual dos traços da imagem à direita é idêntico ao traço à esquerda. Na verdade está à prova somente um participante. Todos os outros são cúmplices, que começam dando respostas corretas, mas logo passam a 'ficar em dúvida', até que passam a declarar, hunanimamente, respostas incorretas.
O experimento nos mostra a enorme proporção de pessoas que acabam se inclinando às motivações externas e cedendo ao erro coletivo:




Essa é uma reprodução do experimento original feito pela Universidade de Santa Cruz, e que traz basicamente os mesmos resultados, que chegam a ser preocupantes:
Até 75% dos participantes cederam ao erro coletivo em algum ponto do experimento.

Existem diversas outras variações do paradigma Asch, como é o caso da Teoria da Difusão de Responsabilidade, ou Efeito Bystander (espectador em inglês), dos anos 70, por Bibb Latane and John Darley.
É o seguinte: quando alguém está sozinho e percebe alguma coisa como um acidente ou situação de perigo, ela imediatamente tenta resolver o problema ou vai em busca de ajuda. Agora, quando acompanhado por outras pessoas, se essas não esboçarem alguma reação, dificilmente o sujeito vai agir, principalmente se aquele lhe for um ambiente estranho.
É o que acontece quando alguém passa mal na rua, por exemplo. É também muito usado pelas crianças, só que mais concientemente: " Se eles não fazem, por que eu vou fazer?"



Até agora todas essas teorias parecem um tanto distantes da nossa realidade. Mas você já parou pra pensar por que dentro de um elevador todos estão sempre virados para o mesmo lado?
- Porque é o lado da porta, imbecil!
Sim, é claro. Mas e se todos os outros estivessem voltados para o lado da parede, será que você continuaria olhando pra porta?

Via: 100 nexos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts relacionados