domingo, 11 de janeiro de 2009

Gizmo!

Gizmo é uma palavra genérica para itens tecnológicos muito pequenos. Pode ser usado como sinônimo de gadget ou widget. Mas em meados do século passado ela se referia à tecnologia de ponta, as mais novas invenções ( que não eram lá tão tecnológicas assim). E é disso que se trata o filme Gizmo!, de 1977.

Dirigido e produzido por Howard Smith, o longa é uma compilação de demonstrações gravadas entre 1930 e 1950 que incluem habilidades incríveis, engraçadas ou bizarras, mas principalmente invenções que não deram certo, apresentadas por seus próprios criadores.
Naquela época da Segunda Grande Guerra, o desenvolvimento científico e tecnológico era extremamente valorizado, e pessoas comuns acabavam participando muito mais ativamente desse processo, mesmo que fosse só para demosntrar como não deve ser feito.

Deixando de de lado a parte poético-intelectual da coisa, é um dos documentários mais engraçados que se tem notícia, que lança mão do estilo de comédia mais primitivo: ver os outros se dando mal. E ainda por cima acompanhado de uma ótima trilha sonora:


[Se está com preguiça ou sem tempo pra ver tudo de uma vez, o filme está inteiro no youtube, dividido em 8 partes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8. ]

links: IMDB
Julesverne
100nexos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts relacionados