Nick Georgiou é um inventivo artista novaiorquino que consegue transpor o susto com o jornal para o atual susto do jornal, através de uma aprimorada e característica técnica de dobrar e amontuar jornais, livros e revistas velhas.
O interesse de Nick por esse tipo de matéria prima vem da análise dos rumos que a propagação de informação tomou e a relação dos leitores com ela. Com a internet, os celulaes e os ebooks, "os livros e os jornais estão se tornando", segundo ele, "os artefatos do século 21". E Nick quer dar nova vida a esses artefatos. "Meu trabalho não é apenas sobre o declínio da palavra impressa na sociedade de hoje, mas o seu renascimento como arte."
Algumas das obras mais impressionantes do escultor expressionista são as criaturas que ele espalha pelas ruas, sempre com expressão de espanto, assombro, terror, boquiabertos e com olhos arregalados como que hipnotizados, transformados em zumbis. "Uma ilustração da nossa obsessão coletiva com o imediatismo da mídia e da nossa dependência do ciclo de notícias 24 horas". As criaturas têm movimento orgânico, e dão a incrível impressão do animal arisco, que controla todos os músculos diante do medo, esperando pelas próximas ações.
Além das intervenções urbanas, alguns trabalhos de Nick são expostos em galerias. O que o move ainda é o mesmo sentimento, e a técnica e a imaginação do artista igualmente impressionam.
"O que eu gosto mais sobre peças de rua é o elemento de surpresa: você praticamente não tem controle, não há limites claramente definidos, e todos tem acesso. Galeria mostra apelo para mim como um espaço sagrado. Lá há mais ordem, e é um tipo diferente de experiência catártica, porque é incluída dentro dos confins do espaço."


Portofolio do artista
Entrevista via Juxtapoz - Parte I e II
Adorei esse bicho, essa arte... demais!
ResponderExcluirSucesso com o Blog!
F.
Nossa! Que belas imagens!
ResponderExcluirGostei do seu blog e estou te seguindo.
Bjos
Mônica
http://www.redenacional1.blogspot.com